segunda-feira, 7 de junho de 2010

Novas Gerações


Rádios
A internet é realmente uma maravilha Nesse ultimo sábado a noite, sem vontade de sair para as baladas da cidade, resolvi ficar em casa fuçando a internet. Por curiosidade quis ouvir alguma rádio de Portugal. Ouvir um fado ou que tipo de música os patrícios estão fazendo por lá. Para minha surpresa de 10 rádios FM portuguesas que selecionei, 8 tocavam músicas americanas. A outra estava tocando a brasileiríssima “Mamãe eu Quero Mamar”, fora da época do Carnaval. E só uma legítimas músicas Portuguesas.
Venezuela
Aí tive a idéia de ver como andavam as coisas na Venezuela de Chavez, se lá também a música americana dominava as rádios locais, a despeito do anti-imperialismo Chavista. Para minha surpresa, a primeira rádio que abri, era o próprio Chavez falando ao vivo. Fazendo reflexões filosóficas sobre o novo socialismo. Fora isso, de dez rádios tinham ao menos umas 4 tocando Salsa Merengue e Cúmbias. Menos mal.
Alemanha
Resolvi então dar uma passeada pela Alemanha. Abri diversas rádios, poucas tocavam música America. A grande maioria música alemã mesmo. Mas ao contrário do que vocês possam imaginar a princípio, que a maioria tocava as músicas que estamos habituados a ouvir aqui na programação do meu amigo Peter Kommert na FM89, a maioria das rádios tocava música eletrônica alemã. Música eletrônica Techno, para quem não sabe é música de Rave, Tuntch Tuntch, batidão eletrônico. Achei umas três  apenas que tocava músicas que estamos habituados a ouvir por aqui, de bandinhas, tirolesas, alpinas e folclóricas.
Reflexão.
Aí fico pensando: Os últimos 60 anos foram definitivos para sepultar antigos costumes, e estamos nos estertores das  manifestações naturais dos povo de forma natural. Após a segunda guerra mundial os Estados Unidos dominaram culturalmente o mundo, música cinema, imprensa. Somente abnegados que querem cultuar as tradições que no futuro guardarão os segredos de suas culturas antepassadas. Parece-me que o normal será as pessoas ficarem massificadas e globalizadas. Hoje já vejo os jovens fechados a qualquer manifestação artística que seja diferente do funk, hip-hop e sertanejo. Música Clássica nem cogitam em ouvir.
Rock’n Roll
O Rock virou coisa de velho careta. A moçada não curte, não gosta. Quem diria isso não é? Os mais antigos jamais poderiam imaginar que isso ia acontecer algum dia. O gosto musical entre os mais jovens resume-se a ouvir funk ou sertaneja (são duas tribos diferentes) entre as classes sociais menos favorecidas, ou Techno Psy entre a moçada pertencente às classes mais abastadas. Rock’n Roll já era. Como já era Samba, Chorinho, MPB, Bossa Nova etc...
Japão
Interessante as rádios do Japão. Lá se ouve muita música ameicana, mas também muito ainda de músicas tradicionais, tipo karaokê. É um povo que ainda mantém um pouco de suas tradições, e não se deixou contaminar totalmente pelo império americano. A Rússia depois da Glasnost, virou quase que um satélite americano a julgar pelas músicas que ouvem por lá.
Sertanejo
O que achei engraçado é que os própios precursores do sertanejo tipo Chitãozinho e Xororó, criticam o sertanejo de hoje. Eles que acabaram com a verdadeira música sertaneja, estruparam a música de raiz, ainda se acham no direito de criticar alguma coisa? É o Ruim criticando o péssimo. Só quero ver quando os funkeiros começarem a criticar os novatos do Funk, aí será o fim do mundo mesmo.
Letras
Tati Quebra Barraco, essa é a grande expoente da música que a garotada gosta. Vejam só uma das letras de sucesso dela:
Nossa cheka apertadinha
Quero ve tu mi curar
Hoje eu to pegando fogo
Quero ver tu apaga
Então.
Mete, mete, mete até goza
Que eu to pegando fogo
Quero ver tu apagar
Tah ligado neh (2x)

Supra-Sumo
Esse é o supra sumo das letras que estão rolando por aí. A garotada canta, a garotada dança, a garotada curte. Hoje nós adeptos do bom e velho Rock’ Roll estamos fazendo o papel que nossos avós faziam ao criticar e achar o Rock um escândalo e uma perdição para a juventude.  Vemos que não foi  exatamente como nossos avós previam. Fica a pergunta agora, esse tipo de música atual, como o da letra acima, levará a perdição da juventude? Ou é apenas uma forma diferente  de encarar as coisas, que hoje nós teoricamente conservadores não conseguimos entender? A relação dessa nova geração com o sexo e música, será totalmente diferente? Talvez sim, talvez não. Mas a história prova que as novidades das novas gerações vêm pra ficar, e isso muda tudo, inclusive leis. Prova disso é que adultério há poucos anos era crime. Hoje não é mais. Só o tempo dirá o que vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário