quinta-feira, 18 de março de 2010

Coluna Jornal Evolução 19.03

Perda do Patrimônio



Apesar de não serem tombadas, diversas casas antigas que davam um certo charme para São Bento do Sul, estão sendo demolidas nesse ano de 2010. Primeiro o casarão na frente do Posto Pérola, depois a casa do Ernesto Diener, e essa semana uma ao lado da Caixa Econômica. A

cidade vai aos poucos perdendo seu charme e ganhando horríveis construções tipo Caixa de Fósforo, sem nenhuma identificação com as linhas arquitetônicas originais da cidade como um todo. Cada vez mais pareceremos com aquelas cidades sem sal e sem tempero do interior de São Paulo.



Calçadas.



De forma geral a coisa tá feia na maioria das ruas da cidade. Trechos sem calçada é o que mais vemos. E quando tem, uma é diferente da outra, sem nenhyum padrão. Cada proprietário faz do jeito que quer. As que são de responsabilidade do Poder Público, são um remendo só. Esteticamente sofríveis. Estamos caminhando para o definitivo "enfeiamento" da cidade. Alguém da prefeitura responsável por essa área deveria fazer uma visita no bairro Vila Hauer de Curitiba e ver nas principais vias o que fizeram por lá. Padronização geral, desníveis para cadeirantes. Uma beleza. Coisa de primeiro mundo. Enuqanto aqui, caminhamos para o terceiro mundo.

Irritante.



Mas o que mais irrita são os buracos abertos e não fechados nas ruas da cidade. Algumas parecem queijo suíço. Bom para as autopeças que vendem suspensão e amortecedores. Nas vias que ainda são de chão, aquela antiga piadinha já sem graça, que diz que até nos barrancos tem buraco esperando na fila pra entrar na estrada, parece uma coisa real. Estou desanimado com todas essas coisas.



Novo acesso.



Está previso um novo acesso de Oxford para o centro, que faria com quem venha de Oxford em direção à Vila Centenário, não precisasse passar pelo centro. Não vi o projeto e nem se já existe. Mas adoraria ver algo de primeiro mundo sendo feito ali. Mas pelo andar da carruagem, estou apostando que será algo meio9 "Xinfrim" mesmo, a exemplo da Av. do Imigrantes.



Transporte Coletivo



Enquanto isso a passagem do transporte coletivo sobe para R$ 2,50. Muita gente revoltada e reclamando. Não uso esse transporte, não posso falar sobre a qualidade dos ônibus, se são bons ou ruins. Mas me ative nesse domingo enquanto dava umas voltas pela cidade, a observar os pontos de ônibus que são colocado à disposição da população. Se acima falei de terceiro mundo, os pontos de ônibus de nossa cidade são de quarto mundo. Tanta precariedade só vi em algumas cidades de Rondônia e Mato Grosso, quando viajava por lá. Comparando-se com Jaraguá do Sul, aqui é o purgatório para os usuários. Comparando-se com Curitiba, estamos já dentro do próprio inferno.



Corupá

Sem dúvida Corupá é uma cidade que ainda conserva todo o seu charme em todos sentidos, a despeito de já lá, existirem algumas construções quadradas e sem charme. Mas o fato é que quando estamos em Corupá, nos sentimos em casa, com a lembrança do que São Bento foi um dia. Cidade simpática e bem cuidada, apesar de seu pequeno tamanho. É o preço do progresso a qualquer custo, a destruição das referências históricas, e o desleixo nos equipamentos públicos já existentes. Lamentável e desanimador.



Coisas Boas.

Pra não falar somente de coisas ruins, a praça Leopoldo Rudnick é um exemplo que devia ser seguido nos vários bairros da cidade. Vejo sempre por lá, o povo utilizando aqueles equipamentos. Apesar de ser o bairro mais populoso de São Bento, Serra Alta não conta com nenhum equipamento de lazer para a população. As coisas arrastam-se como lesmas. Nunca vi uma obra tão demorada como a prometida praça em Serra Alta.

Twitter



Muita gente já utilizando o Twitter na cidade, é uma ferramenta muito interessante. Mas não serve para quem não tem nada a dizer. É uma ferramenta mais adulta. No último assalto numa fábrica de móveis na estrada Dona Francisca, ficamos sabendo da movimentação quase que no momento em que tudo estava acontecendo. É a internet aproximando as pessoas e as notícias em tempo real. A comunidade de São Bento do Sul, também está “bombando”. Opiniões diferentes no mesmo espaço. Mas pela temperatura dos últimos tópicos, dá pra sentir que as coisas não estão nada boas para os lados da prefeitura. Na minha opinião, a comunicação (ou a falta dela) da Prefeitura com a população é a que vem fazendo mais estragos na atual gestão.

Um comentário:

  1. Parabens Paulo, seus textos estão bem legais, leves e variados. Acho que o leitor do Evolução deve estar gostando.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário