segunda-feira, 22 de março de 2010

Coluna Jornal Evolução 27.03.2010

Depoimento:

A seguir transcrevo um depoimento que fizeram para o João numa página da internet. Deve ser uma namoradinha dele. Leiam com atenção. Confesso que eu demorei um pouco para entender o que ela estava querendo dizer.

"u q fla du juao.....um dos meu melhores amigos...e mt complicado viu mais vo tenta
esse viadinhu da ai e mttt genti boa....sempri me ajudanu nas horas q eu mais precisa....eli tb e um poquinhu istrressado neh juao mais nada q eu num possa aguentar....
eli adora me bate mais nunk consegue neh quejinhu.....hauhauhauuah
ow vei num vai imbora naum....vo fik cum saudades do c vei...mais vamo tenta mante ccontato neh juao....
e num vamos isqecer das festinha...e sempri quandu c vier pra ca me fla q ai agente combina d faz alguam coi sa vei
ow to aki pra fla q vc pod conta sempri vei....sempri mesmu...ate la im passos quandu vc precisa vo faz u maximo pra te ajuda vei....
ow q issu....vo senti mttttttt a sua falta mais faze u q neh....e a vida neh juao
ow te considero pra caralhu....vc sempri smepri mesmu vai ta nu meu coracaum como o grande juao....ou ate como quejinhu neh vei
hauhauhuahuha
flwss vei
abracos e q tudu de certo pra vc la im passsos juao....so qeru u melhor pra vc”


Miguxês

Bem, é mais ou menos assim que os adolescentes comunicam-se na internet. Há quem defenda que é uma nova linguagem, e que eles sabem diferenciar esse tipo de linguagem do português correto. Mas quando leio por exemplo: “Ontem fui paçear com minha mãe, foi bom dimais”, não há miguxês ou internetês que me convença que quem escreveu essa pérola sabia qual era a forma correta de escrever a palavra “passear”. Só para descontrair um pouco vou dar mais alguns exemplos que achei na internet:
"Oi, gato MIM A SEITA aí!" (tradução: Oi gato, me aceita aí)
“Tô cum saldadis di vc” (Estou com saudades de você)
“Bah, fikei endiguinada cum Eli, tá desenformado” (Fiquei indignada com ele, está desinformado”. Grifo meu: Desenformado eu ri muito, qual o tipo de fôrma em que o cidadão estava?

Atrapalhando

Outra pérola que vi esses dias foi a seguinte:
“Aulas d portugues atrapalham meu internetes!
Eu tava percebendo uma coisa! Nas aula de portugues agente tem q escrever tudo certinhu, bunitinhu! e ai eu chego em casa e vo fala com o pessoal no msn e acabo escrevendo em "portugues" O__O"
Algm mais tem problemas de tc depois de sair de uma aula de portugues??? “
Essa nem vou comentar

Erros aceitáveis.

É claro que todos aceitamos alguns erros, ainda mais com as freqüentes mudanças nas normas ortográficas. Eu mesmo, se algum revisor fizer um pente fino nessa coluna, achará inúmeros erros. Então há erros e erros. Dificilmente achamos hoje quem escreva perfeitamente, a língua portuguesa é riquíssima e também complexa, o que remete quase a inevitabilidade de um texto feito às pressas sem uma revisão mais apurada, incólume de erros.

Ponhá

Mas agora o que é inaceitável, é ouvir essa juventude cursando o segundo grau falando normalmente “ponhá”. Até admito, embora me cause espécie, ouvir uma pessoa mais idosa e simples, oriunda do interior, e que não teve oportunidade e acesso à educação soltar um “ponha” de vez em quando. Mas alunos do segundo grau? Para mim isso é inadmissível. Duvido que eles não soltem de vez em quando um “ponhá” na sala de aula. Momento em que o professor deveria imediatamente chamar a atenção. Mas o problema é bem mais sério quando ouço uma professora aqui em São Bento do Sul dirigindo-se a mim falando : “Vou ponhar as sacolas no porta-malas e já volto”.

Professores(as)


Todos reclamam da baixa qualidade de ensino nas escolas atualmente. Vejo que isso é um fato, espelhado no jeito do pessoal egresso dessas escolas escrever e falar. A profissão de professor infelizmente hoje está desvalorizada. Baixos salários por anos afastaram os mais competentes. Aluno q eu hoje tem uma escola ruim, será um professor ruim no futuro. O Senador Bernardo Cabral aprovou uma lei que institui um piso mínimo salarial para os professores de todo Brasil. Pergunto aos nobres professores de São Bento do Sul. Vocês estão recebendo esse piso mínimo do esado ou do município? A luta começa por vocês, e a questão salaria é um bom começo para elevarmos o nível do ensino para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário