quinta-feira, 22 de abril de 2010

Botafogo


acolejo
Finalmente nesse ano não tivemos na rua Jorge Lacerda no centro de São Bento a barbárie que vimos nos últimos 3 anos com a torcida do Flamengo comemorando o título. Nada contra comemoração, mas a torcida de flamenguista são-bentenses, ou melhor, alguns deles, pegaram o cacoete de ficar balançando os carros que trafegavam por aquela via em dia de título. Ano passado vi uma criança desesperada chorando dentro de um carro com aquela manifestação. Eu mesmo tive o dissabor de passar por isso. A sensação realmente é horrível, dando a impressão que o carro iria virar.
Botafogo
Eu como torcedor botafoguense não poderia deixar de registrar o feito desse ano.  Campeão nos dois turnos de modo incontestável. O Botafogo é um time que têm em sua história muitas coisas no mínimo esquisitas. Tanto que o ditado que há coisas que só acontecem ao Botafogo, é totalmente verídico, tanto nas glórias quanto nos dissabores. Na internet essa semana vi um trecho de um filme dos Trapalhões  de 1989, onde um moleque ia ao futuro e viu o escudo do Botafogo Campeão 2010. Profecia?
São Bento e Botafogo
A torcida botafoguense em São Bento é bem numerosa ao contrário do que possa imaginar os mais desinformados. A origem disso tem uma boa explicação e remonta ao título de 1948 em cima do Vasco  e 1957, nesse último com uma vitória contra o Fluminense por históricos 6x2, sob o comando técnico do célebre e saudoso João Saldanha.  Há quem lembre ainda desta decisão aqui, sendo ela inclusive a maior goleada em todas as finais dos campeonatos cariocas de todos os tempos.
Primeiros Rádios
Por volta dessa época entre 1948 e 1957 houve uma explosão do número de famílias que tiveram acesso a aparelhos de Rádio aqui na cidade, que antes  era exclusividade dos mais abastados.  Justamente  nesse período surgiam as  figuras de Mané Garrincha, Nilton Santos, Zagalo, Quarentinha e Didi outros grandes jogadores. Daí para o Botafogo conquistar torcedores em São Bento foi um passo pequeno e rápido.
Super Rádio Tupy
A Super Rádio Tupy fundada em 1935 por Assis Chateaubriand entrava com um sinal claro e cristalino aqui em São Bento. A voz do “papa da locução “Oduvaldo Cozzi” emocionava os são-bentenses narrando as peripécias de Garrincha e sua troupe. Logo em seguida acontecia a Copa de 1958 onde fomos campeões tendo por base o time do Botafogo, e com o surgimento da dupla Pelé e Garrincha.
1961
Novamente Garrincha em companhia de Amarildo, Rildo, Manga e Zagallo entre outros conquistava o título, vale lembrar que em 1958 fomos campeões mundiais com a base do time do Botafogo e já no ano seguinte teríamos a copa de 1962 no Chile onde também nos sagramos campeões mundiais com muitos jogadores botafoguenses, e havia um clima positivo para um bicampeonato mundial.
Rivalidade
Na década de 60 com Pelé no Santos Paulista, a rivalidade entre Botafogo e Santos era  a que mais paixões despertavam nos torcedores brasileiros. Virou um duelo Garrincha x Pelé. Mas como as rádios paulistas não tinham grande penetração aqui na cidade, são poucos os torcedores tradicionais do Santos aqui em São Bento. Então são essas as origens e motivos de termos uma expressiva torcida botafoguense aqui na cidade.
Demais torcidas.
Hoje vemos aqui torcedores de quase todos os times, mas esses vieram bem mais tarde, na grande migração acontecida na cidade nos anos 70 e 80 com o milagre econômico. Mas essencialmente a maioria da população são-bentense que gostava de futebol e vivia aqui antes dos anos 70 era botafoguense, e assim encontramos seus filhos e netos e bisnetos também botafoguenses mantendo as tradições familiares. É claro que haviam também torcedores do Vasco, Fluminense e Flamengo, mas dizem os botafoguenses mais antigos, que somando as três torcidas juntas não dava a do Botafogo. Tudo isso mudou após os anos 70, e por coincidência o time do Botafogo também enfrentou um declínio ao ponto de ficar 21 anos sem título, justamente nesse período.
Curiosidades:
O Alvinegro é a equipe de futebol responsável pelo placar mais elástico da história do futebol brasileiro: 24 a 0 sobre o Mangueira.  O Glorioso foi muitas vezes base da Seleção Brasileira, como já dissemos e é o recordista de convocações, tendo 97 jogadores chamados no geral e também 46 convocações para Copas do Mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário