terça-feira, 13 de abril de 2010

Proselitismo

Hoje queria sair um pouco do campo da polêmica de religiões, mas dado a notícias veiculadas essa semana na grande imprensa e polêmica que causou minha coluna nas últimas edições vou dedicar ao menos três parágrafos ao tema.

Missão impossível
É missão impossível convencer um religioso de que há lógica plausível em outras correntes contrárias ao que ele acredita ser verdadeiro. É como se uma venda fosse colocado em seus olhos, e não enxerga nenhum palmo a frente do que ele próprio acredita ser verdadeiro, costumeiramente não por raciocínio ou deduções próprias, mas sim por aceitar cegamente o que outros antes inventaram ou disseram. A Bíblia dos cristãos e o Alcorão dos muçulmanos são um exemplo disso. O princípio é não duvidar em hipótese alguma do que está ali escrito seja verdade.
Seguidores
Quem segue esses livros acreditam que ela é a única verdade incontestável. E contra essa fé cega, não há argumentos lógicos possíveis. Ao ponto de os creacionistas acreditarem verdadeiramente que a raça humana tem apenas 6 mil anos de idade ou pouco mais. Eu pelo menos me dou o benefício da dúvida e da contestação, que afinal foi o grande motor da humanidade, se não fosse assim, estaríamos imaginando ainda que a Terra é quadrada, se dependêssemos exclusivamente de religiões.

Vídeos.

O fato é que pipocam notícias como essa: Em vídeo, Bispo da Universal ensina a arrecadar durante a crise de 2008, que saiu nessa quarta feira no jornal Folha de São Paulo. Quem ler a matéria completa, ficará assombrado com a ousadia desse pessoal. Deveriam haver leis que coibissem os abusos praticados contra a população passível de se iludir com essas teologias que prometem recompensas financeiras divinas aos fiéis.

Ortonásia.

A partir dessa semana entrou em vigor o novo código de ética dos Médicos. Entre os destaques a aprovação da Ortonásia, que é a prática de não prolongar por meios artificiais a vida de um paciente terminal, e que na verdade já acontecia clandestinamente.

Definição:

Ortotanásia é o termo utilizado pelos médicos para definir a morte natural, sem interferência da ciência, permitindo ao paciente morte digna, sem sofrimento, deixando a evolução e percurso da doença. Portanto, evitam-se métodos extraordinários de suporte vida, como medicamentos e aparelhos, em pacientes irrecuperáveis e que já foram submetidos a Suporte Avançado de Vida.

Comentários

Entre as frases que me chamaram a atenção sobre o assunto destaco algumas:
“Finalmente! Primeiro passo para acabar com os mandos religiosos num país laico!”

“Até que enfim acabou aquela máxima que o pobre coitado do doente terminal precisa sofrer, até que "Deus" dê fim a sua vida.”

Assisti os últimos dias de meu pai, há 25 anos, e meu irmão mais velho, há cinco anos, vítimas de câncer. É desumano o sofrimento a que os pacientes terminais são submetidos.”

Autorização:

É claro que essa prática depende de autorização do doente e/ou de seus familiares, pois se não fosse assim, os pobres acabariam sendo vítimas dessa prática.

Negros no PSDB

Outro assunto veiculado essa semana que chamou-me a atenção, foi a constatação de que entre os líderes nacionais e até estaduais do PSDB não há negros. Até na Bahia onde a população negra é maioria, os caciques do PSDB são todos brancos.

Terremotos em Jaraguá.

Ultimamente temos recebido notícias que estão havendo terremotos em Jaraguá do Sul. Apesar de incomuns, esses fenômenos já são conhecidos desde o século passado na região. No livro de Carlos Ficker – Subsídios para a História de São Bento, há uma descrição de um terremoto ocorrido em fins dos anos 1880 que foi sentido de São Bento do Sul à São Francisco do Sul.

Teoria da conspiração

Com a morte do presidente polonês, vieram a tona inúmeras teorias da conspiração. Uma das mais interessantes é a que diz que ele foi assassinado, pois a Polônia foi um dos únicos países que não irá vacinar sua população contra a gripe H1n1, e que os laboratórios envolvidos na produção das vacinas estariam envolvidos no acidente aéreo.

Placa Milagrosa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário