quarta-feira, 9 de julho de 2008

Teoria da Localização


Começo perguntando: Você vem dirigindo tranqüilamente numa estrada do interior. De repente uma galinha e um galo atravessam a rua na sua frente, Quem é atropelado?


Resposta: A galinha,........................... Porque o Galo atravessa direto, já a galinha atravessa rua e você chegando, ela volta e atravessa de novo, e você mais perto, aí ela desesperada resolve atravessar de novo e pafff..... Temos uma galinha morta atropelada, enquanto o galo impassível e já longe do perigo olha a "chocante" cena, de sua amiguinha estrelada como um ovo na estrada...

A teoria da localização é uma teoria econômica que estuda grosso modo a relação da renda auferida pelo empreendedor com a sua localização geográfica. Mas como esse blog, que talvez jamais seja lido por alguém, não pretende discutir assuntos tão sérios essa teoria levou-me a divagar sobre a noção espacial feminina.

É impressionante a incapacidade feminina de se localizar espacialmente em muitas das situações cotidianas. Enquanto eu tenho dificuldade em de bate - pronto diferenciar onde é minha direita ou minha esquerda, o universo feminino, pelo menos as tantas que tive contato, tem sérias dificuldades em se localizar geograficamente.
Acho que para elas um Mapa qualquer tem o mesmo nível de dificuldade de interpretação quanto teria uma explicação de uma fórmula de Einstein sobre a teoria da relatividade.

Se você estiver viajando com alguém do sexo feminino em sua companhia, não conte com ela para tentar se orientar em alguma cidade, nem com a ajuda de um Mapa. Parar para pedir informações então, jamais o faça para uma transeunte mulher. Simplesmente se embananam todas para lhe prestar qualquer informação.

A minha mãe mesmo, que mora na casa dela há anos, quando algum estranho telefona para que ela explique o endereço, é uma lástima. A explicação é surreal. Os principais pontos de referencia, que normalmente usaríamos, são ignorados por ela. Uma explicação clara e lógica como essa, por exemplo: "Passando do trevo e rodando mais 3 km, você encontrará uma placa indicando o autódromo, siga as placas até o autódromo, estamos 300 metros depois da entrada desse autódromo". Bem, na boca dela essa fácil explicação vira mais ou menos isso: "Passa o trevo e quando chegar à entrada do Rio Preso entra, daí vem vindo na estrada de chão e entra na Rua da Sociedade e vem toda vida reto ate chegar aqui numa casa de madeira com Varanda".

Essa explicação tem como resultado certo o cidadão se perder, e nunca chegar ao destino, pois não existe indicação nenhuma na estrada de onde seja o tal do Rio Preso, não prevê que existem cruzamentos e nem que há diversas casas de madeira com varanda no trajeto.

Claro que estou generalizando e certamente vc leitora feminina não se inclui como portadora dessa deficiência "localiza tória". Tanto que certamente passaria facilmente nesse teste que lhe proponho a segui, Nesse momento olhe para sua direita e me diga em 5 segundos para qual ponto cardeal vc está olhando. É o norte? Sul? Se você acertou parabéns, se não tiver certeza que acertou, confira com sua bússola, se não tiver bússola, pergunte ao primeiro homem que lhe aparecer na frente.

Esse filminho é uma prova
http://br.youtube.com/watch?v=XRnCUiPr0l8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário